Fifa anuncia criação de Mundial de Clubes Feminino a partir de 2026
A Fifa anunciou a criação de um Mundial de Clubes Feminino, a ser disputado por 16 times a cada quatro anos, com a primeira edição em janeiro ou fevereiro de 2026.
O local da edição inaugural ainda está por ser definido, assim como a distribuição de vagas por continente. A Conmebol quer quatro vagas.
O Conselho da Fifa, que se reuniu nesta quarta-feira em Bangkok, na Tailândia, também decidiu criar outro torneio anual de clubes para mulheres – mas ainda sem definição de duração, número de participantes ou vias de classificação.
Calendário Internacional
A Fifa também anunciou mudanças no calendário internacional do futebol feminino para o período entre 2026 e 2029.
O número de janelas internacionais (conhecidas no Brasil como “datas Fifa”) anuais será reduzida das atuais seis para cinco.
As datas Fifa serão disputadas sempre em fevereiro-março, abril, maio-junho, outubro e novembro-dezembro. Sempre haverá no mínimo quatro semanas de espaço entre uma data Fifa e a seguinte.
As janelas de maio/junho e de outubro são chamadas de “Tipo 1”, com nove dias de duração e até dois jogos entre seleções nesse período.
As outras janelas (fevereiro-março, abril e novembro-dezembro) são as “Tipo 2”, que duram 12 dias e podem ser usadas para até três jogos entre seleções nacionais.
Copa do Mundo Feminina 2027
Nesta sexta-feira, o Congresso da Fifa – formado pelas 211 associações nacionais de futebol – vai decidir onde será a Copa do Mundo Feminina de 2027. O Brasil é candidato e disputa contra uma aliança formada por Holanda, Bélgica e Alemanha.
Na semana passada, um relatório técnico da Fifa mostrou que a candidatura brasileira obteve uma nota melhor (4, numa escala de 1 a 5) do que sua rival europeia (3.7).
Publicar comentário