×

Como chegam os times que subiram para a Série A 2024

Como chegam os times que subiram para a Série A 2024

O Campeonato Brasileiro de 2024 tem todos os ingredientes para ser uma competição muito equilibrada. Se, por um lado, as tradicionais equipes seguem investindo pesado e fortalecendo ainda mais os elencos; por outro, times que chegam da Série B estão empolgados. Atlético-GO, Criciúma, Juventude e Vitória, que conquistaram acesso na última temporada, deram seus cartões de visitas com ótimas campanhas nos campeonatos estaduais.

Nas últimas dez edições da Série A, a consistência foi algo raro para as equipes que vieram da Série B. Só em 2014 e 2023, por exemplo, nenhum time recém-promovido amargou o rebaixamento imediato.

Times que subiram e voltaram para a Série B:

  • 2022: Avaí;
  • 2021: Chapecoense;
  • 2020: Coritiba;
  • 2019: Avaí e CSA;
  • 2018: América-MG e Paraná;
  • 2017: Atlético-GO e Avaí;
  • 2016: América-MG e Santa Cruz;
  • 2015: Avaí, Joinville e Vasco.

Atlético-GO

O Dragão venceu o Vila Nova por 3 a 1 no jogo de volta da final do Campeonato Goiano e levantou o 18° título estadual.

Jair chegou ao clube em julho do ano passado e fez uma campanha de recuperação na Série B para conquistar o acesso. Desde então, o Atlético-GO se destaca por um estilo de jogo ofensivo e tem um dos melhores ataques do país nesta temporada, com 50 gols marcados. Só nos últimos cinco jogos da equipe foram 15, média de três por partida.

Criciúma

De volta à Séria A dez anos depois da última participação, o Criciúma mantém um trabalho sólido por quatro temporadas com o técnico Cláudio Tencati no comando da equipe. O elenco do Tigre, inclusive, tem jogadores que estão desde a Série C, em 2021. Já em 2024, conquistou o bicampeonato catarinense, contra o Brusque, algo que não acontecia há 33 anos.

Para a disputa na elite, a diretoria carvoeira contratou, até o momento, dez jogadores, mas vale ressaltar que a base do time titular segue a mesma do ano passado. Tencati sempre impôs uma filosofia que variava entre posse de bola e transições rápidas, a depender dos adversários. Agora na Série A, resta esperar para ver como o Tigre irá se comportar.

Vitória

O Rubro-Negro tem motivos de sobra para acreditar em uma campanha que possa ir além da luta contra o rebaixamento. A começar pelo fator Barradão, onde o time está invicto há 23 partidas, na segunda maior sequência da história do clube no estádio. A estreia na Série A, inclusive, será em casa, contra o Palmeiras, às 18h30 deste domingo (horário de Brasília).

Outro elemento importante nesta retomada do Leão, que saiu da Série C em 2022 para a elite do futebol brasileiro, é o técnico Léo Condé. Ele assumiu o time no início do ano passado, comandou a reformulação e já tem dois títulos na bagagem com o Vitória: a Série B 2023 e o Campeonato Baiano 2024.

Juventude

O Juventude é o único desse quarteto que não foi campeão estadual. Mas isso não é motivo de tristeza, e sim de esperança para o torcedor que não via o time disputar a decisão desde 2016.

Vice-campeão do Campeonato Gaúcho, o Juventude chega para a disputa do Brasileiro confiante na permanência sem grandes sustos. Sob o comando de Roger Machado, o time se destaca por ter um modo de jogo bem consolidado, em que não abre mão da posse de bola e constrói desde o seu goleiro. Além disso, mescla bem os momentos de marcação mais alta com mais baixa. Entre os destaques está o sistema ofensivo composto pelos experientes Jean Carlos e Gilberto.

São variados, então, os motivos para acreditar no quarteto. Mas só com o início do Brasileiro vai ser possível comprovar se a alta expectativa vai ser cumprida ou não.

Publicar comentário