Cruzeiro acelera movimentações na janela e se aproxima de um time de saídas
Com a porta fechada (ao menos por enquanto) para chegadas, o Cruzeiro intensificou nas últimas semanas a busca pela resolução de casos de jogadores que não serão aproveitados por Fernando Seabra. Um time inteiro deve sair até o final da janela, e o clube passará a ter um elenco com número de atletas mais próximo do considerado ideal.
Depois das sete contratações realizadas nesta janela do meio do ano, o Cruzeiro chegou a ter 40 jogadores no elenco profissional, considerando atletas em transição da base, alguns lesionados e outros com permanência praticamente descartada. As situações vão se resolvendo.
No mês de julho, o Cruzeiro acertou a saída de oito jogadores que estavam com o grupo principal: o zagueiro Neris e o volante Machado foram para o Vitória, Palacios está emprestado ao Sport, João Pedro foi repassado ao Mirassol-SP, e Lucas Oliveira e Rafael Elias defenderão o Kyoto Sanga, do Japão, pelo menos até o final do ano. Além disso, Stênio, que retornou de cessão ao AVS, de Portugal, foi negociado em definitivo com o futebol grego. Já Matheus Davó foi emprestado ao América-MG até o final do ano.
Desde que houve a transição da gestão de Ronaldo para Pedro Lourenço, com mudança no perfil de reforços e investimentos altos, todos os esses nomes tinham saídas consideradas prováveis. O cenário ficou ainda mais claro depois da confirmação das contratações e, consequentemente, da diminuição do espaço no grupo.
E as saídas vão prosseguir até o final da janela, marcada para 2 de setembro. Dois jogadores estão próximos de serem anunciados por outros clubes. José Cifuentes será devolvido ao Rangers e repassado ao futebol grego; Rafael Bilu rescindirá o vínculo para assinar com o CRB.
Entre os jogadores que estão fora dos planos, quem ainda está ainda distante de definir o futuro é Fernando Henrique. O volante retornou de empréstimo ao Vila Nova, tem treinado na Toca, mas ainda sem situações concretas para saída. O staff do atleta analisa opções e procura um destino para a sequência da temporada.
Confirmadas as quatro saídas, o Cruzeiro chegará a 11 nomes negociados nesta janela de transferências. Neste momento, o elenco conta com 37 jogadores, sendo que são 34 efetivamente do grupo profissional, uma vez que o zagueiro Pedrão, o volante Jhosefer e o atacante Arthur Viana ainda participam de alguns jogos da equipe sub-20.
Além disso, o Cruzeiro tem recebido consultas por jogadores que estão no elenco. É o caso do atacante Robert, que tende a perder mais espaço com os reforços ganhando ritmo. Ele recebeu procuras do exterior – que é o foco do staff, em caso de saída -, mas apenas em moldes que não agradaram ao clube.
Saídas confirmadas na atual janela
- Zagueiros: Lucas Oliveira (emprestado para o Kyoto Sanga, do Japão) e Neris (em definitivo para o Vitória)
- Lateral: Palacios (emprestado ao Sport)
- Volante: Filipe Machado (em definitivo para o Vitória)
- Atacantes: Stênio (em definitivo para o Karpaty, da Ucrânia), João Pedro (emprestado ao Mirassol), Rafael Elias (emprestado ao Kyoto Sanga, do Japão) e Matheus Davó (emprestado ao América-MG)
Elenco do Cruzeiro
- Goleiros: Anderson, Cássio, Gabriel Grando e Léo Aragão;
- Laterais: Kaiki, Marlon, Wesley Gasolina e William;
- Zagueiros: João Marcelo, Jonathan Jesus, Lucas Villalba, Pedrão * e Zé Ivaldo;
- Meias: Álvaro Barreal, Fabrizio Peralta, Japa, Jhosefer *, Lucas Romero, Lucas Silva, Mateus Vital, Matheus Henrique, Matheus Pereira, Ramiro, Vitinho e Walace;
- Atacantes: Arthur Gomes, Arthur Viana *, Dinenno, Gabriel Veron, Kaio Jorge, Lautaro Díaz, Rafa Silva e Robert.
Publicar comentário